Engenharia Civil

ATERRO

Aterrar um local é depositar uma porção de terra ou de entulho com que se nivela ou alteia um terreno, de acordo com o projeto. Antes de executar o aterro é necessário selecionar e classificar o material a ser utilizado através de ensaios laboratoriais (umidade e grau de compactação).

ESCAVAÇÃO

A escavação é o trabalho de desaterro ou desentulho para nivelar, terraplanar ou abrir cortes em um terreno, para atingir as cotas determinadas do projeto. O material proveniente da escavação será encaminhado para um bota-fora, onde provavelmente está sendo realizado um aterro.

LIMPEZA DE TERRENO

A limpeza do terreno consiste na raspagem e remoção da camada vegetal ou entulho depositado no mesmo. Quanto à remoção da vegetação devemos salientar que se a mesma for mata nativa é necessária a autorização dos órgãos ambientais.

 

DRENAGEM

A drenagem do terreno consiste no escoamento do excesso de água. Pode efetuar-se por escoamento à superfície do terreno drenagem  externa ou por infiltração para o interior, drenagem interna. A primeira é determinada fundamentalmente pelas características do  terreno, pelo declive deste e pela cobertura vegetal; a segunda depende da permeabilidade das rochas. A drenagem pode considera-se, conforme os casos, má, deficiente, moderada, boa e excessiva.

CERCAMENTO

A instalação de cercas de tela é a melhor maneira de delimitar áreas, até mesmo de protegê-las, aumentando a segurança de espaços e evitando invasões e ações criminosas que possam lhe prejudicar. Entretanto, para conquistar todos estes resultados é necessário usar materiais com excelente qualidade. A ETERNAL ENGENHARIA tem como uma das suas especialidades a implantação de cercas em usinas fotovoltaicas.